Welcome user! you can Login or Create an Account

A visão e o envelhecimento

A visão e o envelhecimento

A visão é o mais dominante dos cinco sentidos. As sociedades atuais são construídas de tal forma, que a habilidade de enxergar, é fundamental. A arquitetura de pequenas e grandes cidades, o modelo dos sistemas educacionais, as atividades esportivas, as mídias digitais, e vários outros aspectos da vida contemporânea, são organizados exigindo que o indivíduo enxergue adequadamente.

Há entretanto, um momento em que a capacidade de ver se torna mais importante: quando envelhecemos e nos deparamos com a perda progressiva da autonomia. É nessa hora que a visão torna-se, cada vez mais, fundamental. Ela nos ajuda a manter os contatos sociais, com amigos,  com a família, com o mundo. Nos torna capazes circular livremente na nossa moradia, de ler e escrever, de lidar com nossas próprias deficiências, como as nossas doenças, enxergar os medicamentos que usamos sem cometer erros, sustentar nossa saúde mental e nossos níveis de bem estar, entre tantas outras coisas.

Por outro lado, vários estudos demonstram que o envelhecimento é um fator de risco primário para muitas doenças oculares. A prevalência da presbiopia (vista cansada), da catarata, do glaucoma, da retinopatia diabética e da degeneração macular relacionada à idade (DMRI),  cinco das sete mais importantes causas de deficiência visual em todo o mundo, aumenta significativamente com a idade. Vejamos um exemplo: a prevalência da DMRI estima-se que aumente 7 vezes, de 4.2%entre aqueles com idade entre 45 e 49 anos, para 27,2% entre aqueles com idade entre 80 e 85 anos. Uma tendência similar pode ser observada entre os portadores de glaucoma. A prevalência da catarata, também se eleva claramente com a idade.

Calcula-se que o mundo possua cerca de 2,2 bilhões de deficientes sociais sendo que destes, pelo menos em 1 bilhão de casos, a deficiência visual poderia ter sido prevenida ou evitada. O acesso inadequado a centros especializados em cuidados médicos/oftalmológicos é a principal causa. Desta forma nas próximas décadas, se a expectativa de aumento do envelhecimento da população não for acompanhada por aumento do acesso a serviços que promovam cuidado com os olhos, o número de pessoas com deficiência visual e cegueira irá crescer enormemente.

Precisamos nos lembrar, que na nossa busca eterna da imortalidade, ao não conseguirmos alcançá-la, estamos passando cada vez mais tempo, velhos. É essencial criar mecanismos que nos permitam pelo menos enxergar a vida que estamos vivendo.

Vision Loss Expert Group;* Bourne et al. [2017])

admin

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Recent Comments

Start a New Life!!
Download Free Ebook

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed euismod, urna eget porttitor varius, velit augue bibendum dui, et laoreet nibh libero eget ante. Nulla at nisi id nunc auctor molestie at id elit. Phasellus accumsan vel nulla vel ultrices.Sed euismod, urna eget porttitor varius, velit augue.

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit consectetuer adipiscing elit. Aenean commodo ligula eget dolor. Aenean massa. Aenean commodo ligula eget dolor. Aenean massa. Cum sociis natoque. Aenean commodo ligula eget dolor. Aenean massa. Cum sociis natoque. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit.

    Download Free Ebook

      Feel Free To contact Us
      Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nam molestie, tellus id pellen tesque feugiat, sem sem cursus orci, a placerat ante ante nec massa. consectetuer adipiscing elit.

      +1-222-333-4444

      New York, NY 10123 USA

      Mon - Sat 9:00 AM